DR. Bert Hellinger
BIOGRAFIA DE BERT E SOPHIE HELLINGER
O Prof. Dr. Bert Hellinger era um Filósofo e como tal amava conhecer as questões sobre a existência, sobre a vida, estudar, adquirir conhecimentos sobre todas as coisas. Uma característica importante em um Constelador é ser inclinado a pesquisar e a estudar, um profissional de Constelação necessita ter cultura geral, para dar profundidade ao trabalho com as Constelações a cada atendimento. Um Filósofo vai a fundo, vai buscar a essência das questões, o que está atrás dos fatos e o que está para além da realidade manifesta. E, a Filosofia tem os seus métodos, seus caminhos de conhecimento e Bert Hellinger para desenvolver as Constelações, chegar as compreensões mais profundas e para entender o que acontecia nas Constelações ele teve que trilhar o que chamou de caminho fenomenológico. Fenomenologia é também uma palavra grega e é um método muito antigo em que o Filósofo busca entender de que maneira os fenômenos se apresentam a sua consciência.
O Prof. Dr. Bert Hellinger fazia suas análises a partir das vivências do que ele próprio sentia, ou seja, de dentro de si mesmo e investigando em comparação com o que os outros sentiam diante das mesmas situações vividas por ele. Este, talvez, seja o primeiro e mais importante aprendizado que devemos levar para a nossa vida que é esta postura interna que se adotada vai refletir-se na atitude interna que é de “não julgamento”, “sem medo”, “sem lástima ou piedade”, uma postura de neutralidade. A isto Bert Hellinger chamou de atitude de presença e centramento, a partir do qual posso observar e de forma neutra olhar para vida; observando o que acontece dentro e fora de mim e receber dicas da vida (e na Constelação do campo) qual deve ser o próximo passo. O Prof. Bert chamava o seu trabalho como caminho de conhecimento e a partir deste caminho é possível aplica-lo nas nossas vidas, desenvolvendo-se com estes ensinamentos; pois, Bert Hellinger vai ensinando na sua obra como aplica-lo na vida como autocura, como profissão e como filosofia.
A partir dos seus estudos Bert Hellinger nos deixou um corpo de conhecimentos (que é o significado da palavra ciência) organizados, sobre um determinado assunto que são conhecimentos de cunho filosóficos, mas, que são também conhecimentos de cunho muito práticos sobre a vida e sobre os relacionamentos.
Bert Hellinger, nascido na Alemanha em 1925, formou-se
em Teologia e em Pedagogia e trabalhou 16 anos como membro e uma ordem
missionária católica entre os zulus na África do
Sul. Através de uma formação e experiência
em campos variados, como Psicanálise, Terapia Primal, Análise
Transacional, Hipnoterapia e Terapia familiar, desenvolveu um método
original de constelações sistêmicas, largamente difundido
em todos os continentes.
Seus livros, traduzidos em muitas línguas, incluem reprodução
de workshops, ensaios teóricos, pensamentos, poemas e contos breves;
em contextos de genuína e forte espiritualidade.
Sophie Hellinger
Antes de Sophie Hellinger conhecer Bert Hellinger e a Constelação Familiar há mais de vinte anos, ela havia completado treinamentos intensivos em Ayurveda e Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Durante muitos anos ela gerenciou um centro de saúde no exterior, para estes métodos alternativos de cura e uma casa de seminários com hotel em anexo. Além disso, Sophie Hellinger foi treinada em vários tipos de meditação e métodos alternativos de cura. Anteriormente, ela era uma empresária de sucesso nos setores imobiliários.
Por muitos anos, Sophie Hellinger pesquisou formas de melhorar a saúde mental e física e o desenvolvimento dos seres humanos e de levá-los como seres espirituais a uma vida feliz e realizada. Somente quando ela descobriu a Constelação Familiar de Bert Hellinger é que ela alcançou o objetivo das suas buscas. Em 1999, com o consentimento de Bert Hellinger, Sophie que na época, ainda, não era Hellinger fundou a “Hellinger Schule” (a Escola Hellinger) na Alemanha onde até hoje segue sendo oferecida a Formação para Constelador Familiar, incluindo a Cosmic Power.